quinta-feira, 24 de março de 2011

Titan Nuvens Equatorial

Nave espacial de Cassini da NASA narra a mudança das estações como ele captura nuvens concentrados perto do Equador de maior lua de Saturno, Titã.
Nuvens de metano na troposfera, a parte mais baixa da atmosfera, aparecem brancas aqui e são principalmente perto do Equador de Titã. As áreas mais escuras são características de superfície que possuem um baixo albedo, que significa que eles não refletem muita luz. Observações da Cassini de nuvens como estes fornecem evidências de uma mudança sazonal dos sistemas de tempo de Titã a baixas latitudes após o equinócio de agosto de 2009 no sistema Saturniano.  (Durante o equinócio, o sol está diretamente sobre o Equador. Consulte PIA11667 para aprender como iluminação do sol do sistema Saturniano alterada durante a transição do Equinócio de Primavera nos hemisférios Norte e a cair nos hemisférios sul do planeta e suas luas).
Em 2004, durante a Titan tarde verão Austral, sistemas de extensa nuvem eram comuns na região de polar sul de Titã (ver PIA06110, PIA06124 e PIA06241). Desde 2005, sistemas polares Sul foram observados com pouca freqüência e um ano após o equinócio, extensas perto equatorial nuvens têm sido vistos.  Esta imagem foi tomada em 18 de outubro de 2010, um pouco mais de um ano de terra após o equinócio recém-descoberto, que acontece uma vez em aproximadamente 15 anos terrestres.
 O padrão das nuvens observadas a partir do Verão sul atrasado um cair cedo sul de Titã sugerem que uma circulação global da atmosfera de Titã é influenciada tanto pela atmosfera e da serviço. A temperatura da superfície responde mais rapidamente às mudanças na iluminação do que faz a espessa atmosfera.  Surtos, como as nuvens vistos aqui podem ser o equivalente a Titan o que cria climas de floresta tropical da terra, mesmo que a reação retardada para a mudança das estações e aparentemente súbita mudança é mais uma reminiscência do comportamento sobre oceanos tropicais da terra do que em áreas de solos tropicais. Surtos como as nuvens vemos aqui pode ser o equivalente Titã do cria tropical da Terra floresta climas, mesmo que uma reação tardia à mudança das estações ea mudança aparentemente súbita é mais uma reminiscência do comportamento sobre os oceanos produtor áreas tropicais do da Terra em terra.
Algumas nuvens podem ser vistos nas latitudes sul de Titã aqui.  Consulte PIA12813 para um filme de nuvens que se deslocam através da meio latitudes sul de Titã. Algumas nuvens também são visíveis em altas latitudes do Norte de aqui. Algumas nuvens também são visíveis em latitudes altas norte aqui. Consulte PIA12811 e PIA12812 para filmes mostrando nuvens perto do Polo Norte da Lua.

Esta vista olha para o lado voltado para o Saturn de Titan (5,150 quilômetros ou milhas 3200 toda). Norte é para cima. Norte é para cima.  Aparece uma imagem um pouco granulada porque foi re-projetado para uma escala de 6 km (4 milhas) por pixel. Escala na imagem original foi 15 quilômetros (9 milhas) por pixel.

Um comentário: